quinta-feira, 3 de maio de 2012

alma e espirito qual a diferença



As palavras "alma" e "espírito" nas Escrituras provém de palavras hebraicas e gregas, línguas em que a Palavra de Deus foi escrita. Vejamos:

Alma - No AT, vem do hebraico vpn (nephesh). Ocorre aproximadamente 755 vezes, sendo traduzida de diferentes formas, dependendo do contexto. No Novo Testamento, a palavra grega é quch (psyche) e ocorre aproximadamente 105 vezes.

Espírito - No AT, são usadas as palavras Mwr (ruach) e hmvn (neshamah). Aparece 377 vezes. No Novo Testamento, a palavra grega para espírito é pneuma (pneuma); ocorre 220 vezes.
Ambas são traduzidas de diversas formas nas Escrituras; eis alguns exemplos:
Alma - vida (Gn 9:4,5; 35:18; Sl 31:13, etc), pessoa (Gn 14:21; Dt 10:22; At 27:37, etc), cadáver (Números 9:6); apetite (Ec 6:7) coração (Ex 23:9) ser vivente (Ap 16:3) pronomes pessoais (Sl 3:2; Mt 26:38)

A palavra “alma” aparece na Bíblia aproximadamente 1600 vezes, e em nenhum caso refere-se a uma entidade fora do corpo, ou que seja “imortal”.

Espírito - vento (respiração - Gn 8:1), espírito (no sentido de alento - Jz 15:19), atitude ou estado de espírito (Rm 8:15; I Co 4:21, etc), sopro ou hálito de Deus (II Ts 2:8, etc) consciência individual (I Co 2:11, primeira parte).
Possui também outras definições: anjos e demônios (Hb 1:14; I Tm 4:1, etc) aplica-se como apelativo a Cristo (II Co 3:17 ) a Divina natureza de Cristo (Rm 1:4), a Terceira Pessoa da Trindade (Rm 8:9-11; I Cor. 2:8-12 )
O termo "espírito", em todas as vezes que aparece nas Escrituras referindo-se ao ser humano, não expressa o conceito de que o mesmo seja uma entidade imaterial consciente capaz de sobreviver fora do corpo.
Por que existem tantos sentidos para as palavras “alma e espírito”? A línguas bíblicas não possuem um considerável número de verbetes. Como exemplo temos o hebraico, que não tem vogais, preposições, ou conjunções. É esta escassez de palavras que torna possível apenas uma assumir vários sentidos.
Como comparação, vejamos a língua portuguesa. Mesmo sendo rica em letras e verbetes, enfrenta certas dificuldades. A palavra “manga” tem mais de 1 sentido: manga de um casaco; a fruta cujo nome é manga, etc. Se a nossa língua, com seus muitos verbetes têm palavras com vários sentidos, imagine o alfabeto hebraico !
Apesar das diversas traduções, é importantíssimo sabermos que o conceito básico de "espírito" e "alma" encontramos no texto de Gênesis 2:7, onde nos é mencionado o processo utilizado por Deus na criação do homem:
“Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida (neshamah), e o homem passou a ser alma (nephesh) vivente”. Gênesis 2:7.
Deus formou ao homem de 2 elementos: pó da terra e fôlego de vida. De acordo com o original, este texto seria da seguinte forma: "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o espírito de vida (fôlego de vida), e o homem passou a ser uma pessoa vivente".Isto significa que no conceito Bíblico:
A) Espírito é o fôlego de vida proveniente de Deus;
B) Alma é a união do corpo com o fôlego de vida, ou seja, a pessoa como um todo. Isto é apoiado pelo texto de Deuteronômio 10:22. Exemplifiquemos isto:
Digamos que você tenha uma lâmpada e não tenha e eletricidade. Terá luz? Certamente não.
Agora suponhamos que você tenha a eletricidade, mas não tenha a lâmpada. Terá luz? Também não.
Para haver a luz, terá de ter a lâmpada e a eletricidade; apenas uma delas não bastará.
O mesmo se dá com a vida. Para existir vida, temos de ter o corpo e o espírito (fôlego de Deus). Caso contrário, não temos vida; somos inconscientes. Como disse Jesus:
“Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu”. João 11:11-14.
Cristo comparou a morte a um SONO, confirmando assim o que diz Salomão:
“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol”. Eclesiastes 9:5-6.
Portanto:

Lâmpada + eletricidade = Luz.
Lâmpada - eletricidade = Sem luz.

Pó da Terra (corpo) + fôlego de vida (espírito) = Alma vivente.
Pó da terra - fôlego de vida = cadáver - sem vida.
A união do corpo com o fôlego de vida de Deus resultou numa alma vivente. Assim, podemos ver que o homem “é uma alma”. (cf. Deuteronômio 10:22), não “possui uma alma”.
O fôlego de vida (espírito) humano, dado por Deus, a fonte de toda a vida (Salmo 36:6; Colossenses 1:17, etc) é o mesmo de todos os animais (leia Gênesis 7:22; Eclesiastes 3:19); isto quer dizer que este alento não pode ser algo inteligente, pois se o fosse, o fôlego de vida dos animais (o espírito) teria de ser algo racional também.

Quando morre o corpo, o fôlego de vida não mais existe; torna para Deus (Eclesiastes 12:7) (reintegra-lo, talvez, no ar). Sendo que este espírito (sopro ou fôlego de vida) não é algo pensante, na morte o ser humano deixa de existir como um todo.
De acordo com as Escrituras, o único que possui a imortalidade é Deus: “a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!” 1 Timóteo 6:15-16.
Isto se dá porque, para o homem fosse eterno, teria de obedecer a Deus para ter livre acesso á árvore da vida, que perpetua a existência. Como o homem pecou e Deus o expulsou do éden, ele não comeu mais da árvore da vida, tornando-se assim mortal. (Leia Gênesis 3:22-24; Isaías 51:12).
Se já fôssemos imortais, não haveria necessidade de Adão ter comido da árvore da vida, e nós de a comermos no céu. (cf. Gênesis 2:16, 17; 3:23, 24 e Apocalipse 22:2). Como seríamos imortais sendo que Deus privou o homem de comer da árvore da vida? (ver Gênesis 3:22 e 24). O homem foi criado com a imortalidade; mas esta era “condicional” à obediência a Deus.
No céu, quando Jesus voltar e nos levar com ele iremos comer da árvore da vida para sermos imortais: “No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos”. Apocalipse 22:2.
“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas”. Apocalipse 22:14.
“e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro”. Apocalipse 22:19.
Se já tivéssemos uma alma ou espírito imortal, não haveria necessidade disto.
Se o espírito ou alma já estivessem no céu (vivendo de um modo imaterial), porque Jesus iria vir nos buscar? Não haveria necessidade disto se já estivéssemos lá em cima.
A ressurreição é uma prova de que a pessoa ainda não está no céu na morte; se Jesus vem nos ressuscitar a pessoa para levar ao céu, é sinal de que ela ainda não está lá.
Com o auxílio de uma concordância analítica, podemos verificar que o hebraico “nephesh” e o grego “psique” não aparecem uma única vez coma idéia de imortalidade ou eternidade.
As mesmas palavras hebraicas usadas para definir espírito são usadas para referir-se ao “fôlego de vida” que Deus soprou nas narinas do homem; assim ocorre também com as palavras gregas.

O estado do homem na morte
Na Bíblia, a morte é comparada a um “sono” cerca de 53 vezes, indicando assim o estado de inconsciência dos mortos até a volta de Jesus (Salmo 6:5; 13:3; 88:10-12; 115:17; Isaías 38:18-19; Eclesiastes 9:5-6 e 10; I Tessalonicenses 4:13-16).
“A Bíblia não apóia em absoluto a doutrina popular de que os mortos permanecem conscientes até a ressurreição. Pelo contrário, enfaticamente refuta tal ensinamento (Sl 115:17; Ec 9:5). Emprega-se comumente o verbo dormir como símbolo da morte (Dt 31:16; 2 Sm 7:12; I Rs 11:43; Jó 14:12 ; Dn 12:2; Jo 11:11,12; I Co 15:51; I Ts 4:13-17; etc). A declaração de Jesus, que consolava a seus discípulos com a idéia de que eles voltariam a estar com ele na ocasião de sua segunda vinda e não na morte, ensina claramente que o “sono” não é uma comunicação consciente dos justos com o Senhor (João 14:1-3). Do mesmo modo, Paulo explicou que ao produzir-se o segundo advento, todos os justos que então estão vivos e os mortos que ressuscitarão neste momento se unirão simultaneamente com Cristo, sem que os vivos precedam os mortos (I Ts 4:16,17)” .
Se a morte fosse um começo de uma nova existência, não poderia ser chamada pelas Escrituras de nossa “inimiga” (I Coríntios 15:26); teria de ser chamada de amiga, pois estaria nos ajudando a ir para o paraíso.

Como os justos irão pára o céu. Origem da doutrina da imortalidade da alma
Não nos esqueçamos que as pessoas que foram arrebatadas ao Paraíso (Enoque, Moisés e Elias) o foram com o corpo, em vida e não por ocasião da morte (Moisés foi ressuscitado antes de ir ao céu - cf. Judas 9). Isto é uma prova indiscutível de que o ser humano, ao ir para o Céu, irá também com o corpo e não em espírito apenas.
Basta estudarmos a história e veremos que “a doutrina da imortalidade da alma não é bíblica, mas pagã. Nasceu na Grécia e propagou-se na Igreja, através de Platão, do século V em diante, graças à influência de Agostinho...” (Professor Otoniel Mota, Pastor Presbiteriano, em Meu Credo Escatológico [opúsculo], ed. 1938, p. 3.)

Questões Bíblicas para análise:
1) Se a pessoa ao morrer fosse para o céu ou para o inferno, que necessidade haveria de Jesus voltar e nos ressuscitar, se já estivéssemos no céu? (os de Cristo, na sua vinda - I Cor. 15:23). É ilógico Jesus enviar-nos do céu 'em espírito' para a sepultura para depois ter de ressuscitar. Como harmonizar a doutrina da ressurreição com a doutrina imortalista?
2) Como crer que ao morrermos vamos para o céu se em Hebreus 11:39 e 40 os heróis da fé ainda não obtiveram a concretização da promessa, pois Deus não quer que sem nós eles sejam aperfeiçoados? (Lembremos de I Cor. 15:20).
3) Como crer na doutrina da imortalidade da alma sendo que a eternidade do homem era condicional à obediência a Deus, e por desobedecer Adão foi privado da árvore da vida para que não se tornasse imortal como Deus? Nós não comemos da árvore da vida... (Gênesis 3:22-23). Porque iremos comer da árvore da vida no céu se nosso espírito é imortal? (Apocalipse 22:2).
4) Se somos imortais, porque devemos ainda “buscar a imortalidade e a incorruptibilidade”? (Romanos 2:7). Se devemos buscar, é porque não a temos.
5) Porque Jesus diz ser a morte um sono? (João 11:11-14) Porque Jesus disse, após Sua ressurreição, que durante a morte “ainda não tinha subido para o Pai?” (João 20:17).
6) Como harmonizar a doutrina da imortalidade da alma com o texto de Mateus 16:27, no qual diz que “a recompensa será dada quando Jesus voltar”? Se estivessem os mortos no céu ou no inferno, já teriam recebido a recompensa...Tal doutrina (vida após a morte) não se harmoniza com a doutrina do Juízo.
7) Jesus disse em João 11:25: “... Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (João 11:25 grifo meu); Ele não disse: “... ainda que morra, vive...”. “Ao contrário, Ele declarou, que no futuro trará da sepultura aqueles que morreram nEle. Veja João 5:28 e 29”.


Quando receberemos a imortalidade.

Em João 5:24 o Senhor diz que ao cremos nEle, temos a imortalidade garantida. Mas isto não significa que hoje tenhamos recebido a imortalidade . Isto fica claro nos seguintes textos, onde se afirma que a receberemos quando Jesus voltar e ressuscitar os justos :“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” João 11:25. “E serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos”. Lucas 14:14. “De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”. João 6:40.

Outros versos:
“Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados”. Hebreus 11:39-40. “Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda”. 1 Coríntios 15:23. “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor”. 1 Ts 4:13-17.
Neste texto podemos ver a seqüência correta dos eventos antes de recebermos a imortalidade que já nos está assegurada em Cristo:
1o: Vinda de Jesus;
2o: Ressurreição dos mortos;
3o: Transformação dos vivos;
4o: Arrebatamento dos vivos juntamente com os mortos ressuscitados, indicando assim que iremos para o céu todos juntos; os mortos não vão primeiro após a morte;
5o: Encontro com o Senhor nos ares;
6o: Vida eterna ao lado de Cristo.
Em I Coríntios 15 também podemos observar esta seqüência em muitos detalhes:
“Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória”. 1 Coríntios 15:51-54.
1o: Volta de Jesus, anunciada pelas trombetas;
2o: Ressurreição dos mortos;
3o: Transformação dos vivos;
4o: Nos é outorgada a imortalidade, pois é neste momento que é dito que “tragada foi a morte pela vitória”.
Eis a seqüência apresentada e apoiada pelas Escrituras.

Escola Bíblica - escolabiblica@sisac.org.br

domingo, 29 de abril de 2012

Coisas de Deus



Voltar ao MenuMensagem AnteriorPróxima Mensagem
06 - Coisas de Deus
Tudo o que Deus faz é bom ! Há muito tempo, num Reino distante, havia um Rei que não  acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém, um súditoque sempre lhe lembrava dessa verdade. Em todas situações dizia: Um dia, o Rei saiu para caçar juntamente com seu súdito, e uma fera da floresta atacou o Rei. O súdito conseguiumatar o animal, porém não evitou que sua Majestade perdesse o dedo mínimo da mão direita. O Rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços de seuservo, perguntou a este:dedo. O servo respondeu: O Rei, indignado com a resposta do súdito, mandou que fosse preso na cela mais escura e mais fétida do calabouço. .......Falta-lhe um dedo!" Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente dizendo-lhe: O servo sorriu e disse:dedo algum!  -- Meu Rei, não desanime, porque Deus é bom ! -- E agora, o que você me diz? Deus e bom? Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado, e não teria perdido o meu -- Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus é bom, e que mesmo isso, perder um dedo, é para seu bem! Após algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e aconteceu dele ser atacado, desta vez por uma tribo de índios que vivia na selva. Estes índios eram temidos por todos, pois sabia-se que faziam sacrifícios humanos para seus deuses. Mal prenderam o Rei, passaram a preparar, cheios de jubilo, o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo pronto, e o Rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena, ao examinar a vitima, observou furioso: -- Este homem não pode ser sacrificado, pois é defeituoso! E o Rei foi libertado. Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, libertou seu súdito e pediu que viesse em sua presença. -- Meu Caro, Deus foi realmente bom comigo! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma grande duvida: Se Deus e tão bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi? ....Logo você, que tanto O defendeu!? -- Meu Rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, certamente seria sacrificado em teu lugar, pois não me falta
dedo algum.

terça-feira, 17 de abril de 2012

maravilhósos esboços de menssagens

A Oração Eficaz de Elias

Texto Bíblico: 1Reis 18.41-46

Introdução: Observando Elias, pode-se aprender muito sobre a oração. A necessidade de fé quando oramos, pois Elias creu que a sua oração seria respondida mesmo antes de vê-la atendida. (vv. 44,45). Tiago em sua Epístola explica que a oração do cristão pode ser tão eficaz quanto à oração de Elias.

1- A Oração de Elias era:

  • A oração de um justo. (Tg 5.16ª; Sl 66.18).
  • A oração de um homem de natureza humana semelhante a nossa. ( Tg 5.17).
  • A oração de muita eficácia. (v. 45; Tg 5.16,17).

2- Os Segredos da Oração eficaz de Elias:

1- A Sua Fé. (v. 41; Tg 5.17,18; 1Pe 17.1).

- “A fé é a certeza das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.” (Hb 11.1).

O que a Bíblia diz sobre a fé:

- A Jairo Jesus disse-lhe: “… Não temas, crê somente.” (Mc 5.36).

- Ao pai do menino endemoninhado Jesus disse-lhe: “… Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê.” (Mc 9.23).

- A Marta Jesus disse-lhe: “… Se tu creres verás a glória de Deus.” (Jo 11.40).

- O autor aos Hebreus admoesta-nos assim: “Cheguemos-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé.” (Hb 10.22).

- Tiago encorajá-nos a pedir com fé, não duvidando. (Tg 1.6; 5.15).

- Jesus enfatizou dizendo: “… tudo o que pedires, orando, crendo que o recebereis e tê-lo-eis.” (Mc 11.24).

2- A Sua Humildade. (v. 42).

Humildade é a virtude como manifestamos o sentimento da nossa fraqueza ou de nosso pouco ou nenhum mérito.

O que a Bíblia diz sobre a humildade:

- “… Deus atenta para os humildes…” (Sl 138.6).

- “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mt 23.12).

- “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” (Tg 4.10).

- “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que ao seu tempo, vos exalte.” (1Pe 5.6).

3- A Sua Sinceridade. (vv. 36-38).

Sinceridade é a qualidade do que é sincero. Que se exprime sem artifício, sem intenção de enganar, de disfarçar o seu procedimento.

- “Elias era um homem sujeito as mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.” (Tg 5.17,18).

O que a Bíblia diz sobre a sinceridade:

- “… a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tg 5.16ª).

- “Cheguemos-nos com verdadeiro coração em inteira certeza de fé…” (Hb 10.22ª).

- “Cheguemos-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” (Hb 4.16).

4- A Sua Perseverança. (vv. 43,44).

Perseverança é firmeza, constância na fé, nas virtudes. Persistir; conservar-se firme e constante.

O que a Bíblia diz sobre a perseverança:

- “Pedi; e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei; e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe, e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.” (Mt 7.7,8).

- “… perseverai na oração.” (Rm 12.12).

- “Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança…” (Ef 6.18).

- “Perseverai em oração, velando nela com ação de graças.” (Cl 4.2).

- “Orai sem cessar.” (1Tss 5.17).

Resumo: A oração eficaz, isto é, que produz milagres, não se limita a alguns poucos, como apóstolos e profetas. Todos os crentes podem orar acreditando que haverá grandes resultados. – “… a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tg 5.16ª).

Texto Bíblico: 1Reis 18.19-40

Introdução: “Elias e os profetas de Baal.” Baal, no hebraico significa “Senhor”: O supremo deus dos cananeus, correspondendo a Bel, Senhor dos babilônicos. Baal era o deus do sol, responsável pela germinação e crescimento da lavoura, e aumento dos rebanhos e a fecundades das famílias.

Em tempos de seca e de peste, sacrificaram-lhe vítimas humanas para apaziguar a sua ira. (2Rs 16.3; 21.6; Jr 19.5). Nesses holocaustos, a família geralmente oferecia o primogênito, s vítima sendo queimada viva.

Baal era a divindade masculina e Astarote a feminina entre os fenícios e os cananeus.

Elias no hebraico significa “Deus é Senhor” ou “Cujo Deus é Jeová.”

Ele era um benjamita, filho de Jeorão. (1Crô 8.27).

Morador de Gileade. (1Rs 17.1).

O profeta da oração eficaz. (1Rs 17.1; 18.36-38; 41-45; Tg 5.16-18).

Encontramos três grupos no Monte Carmelo:

  • Os odiosos, como Acabe,
  • Os diligentes como Elias,
  • E os indiferentes, indecisos, que coxeavam entre dois lados.

O profeta Elias pede ao povo que tome uma decisão acerca de Deus de desafia aos profetas de Baal para uma prova de fogo. (1Rs 18.20-24).

  • A batalha dos deuses,
  • O fracasso dos falsos profetas,
  • A vitória de Elias.

Os segredos do sucesso de Elias:

1- Coragem. (vv. 17-19). Exemplos de coragem:

  • Abraão. (Gn 15.1).
  • Davi. (1Sm 17.32,45).
  • Salomão. (1Crô 23.13b).
  • Isaías. (Is 41.10,13)

A coragem um elemento fundamental:

  • Para aceitar os desafios. (Êx 14.15).
  • Para desafiar os obstáculos. (2Crô 32.7,8).
  • Para enfrentar o adversário das nossas almas. (Tg 4.7b).
  • Para viver no centro da vontade de Deus. (Fl 2.13).

2- Decisão. (vv. 19-24). Exemplos de decisão:

  • Daniel. (Dn 1.8).
  • Os três amigos de Daniel. (Dn 3.16-18).
  • Davi. (1Sm 17.32).
  • Paulo. (At 21.13; Fl 1.21).

3- Confiança. (vv. 22-24; 30-35). “Fé”

- “A fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” (Hb 11.1).

Exemplos:

  • Jairo, Jesus disse-lhe: “… Não temas, crê somente.” (Mc 5.36).
  • Ao pai do jovem indemoniado, Jesus disse-lhe: “… Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.” (Mc 9.23).
  • Marta irmã de Lázaro, Jesus disse-lhe: “… Se creres, verás a glória de Deus.” (Jo 11.40).

A Escritura Sagrada diz:

- “Cheguemo-nos com verdadeiro coração; em inteira certeza de fé.” (Hb 10.22).

- “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” (Hb 4.16).

4- Poder. (vv. 36.38). Exemplos de orações de poder:

  • O batismo de Jesus. (Lc 1.21,22).
  • A transfiguração de Jesus. (Lc 9.29).
  • Os discípulos. (At 4.31).

- “… a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tg 5.16c).

Texto Bíblico: Jonas 4.1-11

Introdução: A palavra de Deus fora claramente confiada a Jonas. Sua chamada não poderia ter sido mais clara. Porém, o profeta resolveu não ir a Nínive, mas fugir para Társis (na Espanha). (Jn 1.2,3). Com isso ele tentava algo impossível: escapar da presença do Senhor. Ao verificar a geografia da região (mapa), vemos que as duas cidades estão em direções opostas. À medida que ele procurava aproximar-se ou chegar a Társis, mais longe ficava do local da sua missão predita. O resultado foi que não conseguiu fugir da presença de Deus.

Em conseqüência dessa primeira atitude podemos observar as quatro falhas no Ministério de Jonas. Vejamos:

1- A Desobediência de Jonas. (1.3).

Deus concedeu um propósito a Jonas – pregar para Nínive, a capital da Asssíria, poder mundial e o país mais temido e odiado pelo povo de Deus. Era uma cidade poderosa e perversa. Jonas odiava os assírios e temia suas atrocidades. Seu ódio era tão forte que não desejava que recebessem o perdão de Deus. Na verdade temia que aquele povo se arrependesse. (Jn 4.2,3). Por esta razão, respondeu com indiferença e desobediência ao propósito de Deus. Talvez, não sabendo ele que a desobediência é a conseqüência e a causa de todos os males.

Qual Foi a Desobediência de Jonas:

  • Quando fugiu da vontade de Deus.
  • Quando fugiu da presença de Deus. (Sl 139.7,8).
  • Quando fugiu de sua missão.

Consequências da Desobediência:

  • Deus enviou uma grande tempestade. (1.4).
  • Deus enviou um grande peixe para que tragasse a Jonas. (1.7). Instrumento de Castigo: “… e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.” (1.17).

2- A Negligência de Jonas. (1.5,6; 2.1).

Em meio à forte tempestade, Jonas dormia profundamente no porão do navio, talvez por causa do cansaço, exaustão e pressão. Isto nos mostra a condição espiritual do profeta, que ao invés de estar buscando a Deus em favor dos marinheiros que estavam prestes a ir a pique, preocupava-se apenas consigo mesmo. Mesmo diante da aparentemente situação os atos de Jonas não incomodavam sua consciência. A negligência é a omissão de cuidado; descuido, incúria, desmazelo, menoscabo, desatenção.

  • Na oração.

Enquanto deveria estar orando estava dormindo. Talvez Estivesse Dormindo Como:

  • Sansão, o sono da carnalidade. (Jz 16.19).
  • Elias, o sono do desânimo. (1Rs 19.5).
  • Os discípulos, o sono da negligência. (Mc 14.37-42).
  • Lázaro, o sono da morte. (Jo 11.11).

Qual o Sono Está Dormindo? As Escrituras Sagradas dizem:

- “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios.” (1Tss 5.6).

- “Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentro os mortos, e Cristo te esclarecerá.” (Ef 5.14).

- “… que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” (Rm 13.11).

3- A Covardia de Jonas. (4.1-3).

Jonas se irou quando Deus poupou Nínive. Porque não queria que seus habitantes fossem perdoados, e sim que fossem destruídos. Jonas pensou que Deus não concederia gratuitamente a salvação a uma nação pagã pecadora. Em seguida, desejou morrer porque essa destruição não mais aconteceria. Como se esqueceu tão rapidamente da misericórdia que recebera de Deus quando estava dentro do peixe! (Jn 2.9,10). Ele ficou muito feliz quando Deus o salvou, mas irou-se quando Nínive foi salva.

  • Quando pensou que Deus tinha esquecido dele. (Is 49.15,16).
  • Com sua atitude egoísta de pensar só em si próprio.
  • Quando pediu para Deus tirar a vida. (4.3).

4- O Exclusivismo de Jonas. (4.6-11).

Jonas ficou irado pela planta que pereceu, mas não pelo que aconteceria a Nínive. Jonas não se queixou da misericórdia de Deus para com ele, ao salvá-lo do peixe. Ele sabia que Deus era “um Deus clemente e misericordioso, tardio em irar-se e de grande beneficência” (v.2), porém ele, pobre criatura, não podia concordar com Deus nisso. Queria ver a grande cidade incendiada.

O incidente da aboboreira servia para ensinar ao profeta a loucura e o egoísmo da sua atitude. Ele podia lastimar a falta da aboboreira porque desfrutou da sua sombra, mas estava bem disposto a ver uma grande cidade varrida com a destruição.

O exclusivista é aquele que tudo sacrifica ao seu próprio proveito; que tem como centro do mundo; que só pensa no seu próprio interesse. É a qualidade daquele que se acha dominado e envolvido pelo próprio eu. O exclusivismo é o contrário ao espírito missionário. A mensagem de Jonas é que Deus é o Deus não apenas dos judeus, mas também dos gentios.

  • Ele queria que Deus destruísse e castigasse os ninivitas. (4.2).
  • Ele queria que Deus não tivesse misericórdia dos ninivitas. (4.2,3).
  • Ele se preocupava mais consigo próprio e seu conforto do que com as almas da grande capital da Assíria.
  • Ele soube pregar com unção, mas não aprendeu que também é vital ter compaixão.
  • Ele tinha esquecido que o Senhor é um Pai cheio de ternura e misericórdia. (4.2).

Resumo: Jonas deveria estar feliz pelo grande avivamento, e a obra que Deus tinha feito com os ninivitas.

Texto Bíblico: Esdras 7.10

Introdução: Esdras vai a Jerusalém. Devemos reconhecer um intervalo de 58 anos entre os capítulos 6 e 7. Dario está morto, e Artaxerxes (Longimanus) reina na Pérsia. È o sétimo ano do seu reinado,458 a.C., e Esdras obtém licença de ir a Jerusalém. Ele, como Neemias, pediu licença de ir a Jerusalém, mas sendo sacerdote seu primeiro interesse foi o Templo de Deus. Neemias foi para restaurar a cidade e edificar os muros.

Esdras, “Escriba Versado” na Lei do Senhor, Deus de Israel. (Ed 7.6). Dedicava sua vida ao estudo das Sagradas Escrituras. Era sacerdote eficiente, porque estava determinado a obedecer aos mandamentos do Senhor e ele ensinou tanto através de seus pronunciamentos quanto por meio de seu exemplo. Esdras é um modelo para todos que se dedicam como pessoas ungidas por Deus, a estudar, obedecer e ensinar a sua palavra. Vejamos:

Esdras preparou o seu coração para:

1- Buscar a Lei do Senhor.

  • A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma. (Sl 19.7ª).
  • A lei do Senhor dá sabedoria ao simples. (Sl 19.7b).
  • A lei do Senhor é a verdade. (Sl 119.142; Jo 8.32).
  • A Lei do Senhor é espiritual. (Rm 7.14).

2- Cumprir a Lei do Senhor.

  • Quem ama, cumpri a lei. (Rm13.8).
  • Cumprir a lei é andar em liberdade. (Sl 119.44,45, 96-100).
  • Cumprir a lei é questão de prudência. (MT 7.24).
  • Cumprir a lei garante entrada no reino de Deus. (Mt 7.21).
  • A obediência à lei deve ser de todo coração. (Dt 26.16; 32.46).
  • A obediência à lei é o preço do êxito. (Js 1.7,8).
  • A obediência à lei é melhor que o sacrifício. (1Sm 15.22).
  • Há uma bem-aventurança para aquele que cumprir a lei. (Jo13.17).

Tiago adverte: “… sede cumpridores da palavra e não ouvintes”. (Tg 1.22).

3- Ensinar a Lei do Senhor.

  • É uma ordenança de Jesus. (Mt 28.19,20; 2Tm 4.2).
  • É uma santa vocação. (2Tm 1.9).
  • É a missão do povo de Deus. (2Crô 17.7; Mt 28.19,20).
  • É uma obrigação do povo de Deus. (2Tm 4.2).
  • É a responsabilidade mais importante do povo de Deus. (Mt 28.19,20; 2Tm 4.2).
  • É uma urgência do povo de Deus. (Mt 24.14).
  • Há uma promessa de recompensa para todos os que fazem à obra de Deus. (2Crô 15.7; 1Co 15.58).

Resumo: A Como Esdras, devemos estar determinados a estudar e a obedecer à Palavra de Deus. Lealdade a Deus e a sua Palavra sempre trará a benção e a ajuda divina. Todos os que buscam a Deus contritamente e que lhe são leais e, à sua Palavra, terão a mão favorável do Senhor sobre eles.

A Peleja Não é Vossa

Texto Bíblico: 2Crônicas 20.1-4,12-22

Introdução: Este é, provavelmente, o capítulo mais amado e familiar de 2 Crônicas, pois explica como o Senhor garante a vitória àqueles que confiam nEle. Josafá estava enfrentando o pior ameaça externa do seu reinado. Uma grande multidão (v.2) de moabitas, amonitas e outras tribos da região da Síria estavam tramando esmagar Judá. Em face da incrível disparidade numérica do inimigo, Josafá humilhou-se diante do Senhor. O resultado? O resultado foi a maior vitória jamais experimentada por ele. A promessa do Senhor, dada através do profeta Jaaziel, serve de conforto para crentes de todas as épocas que enfrentam situações de desesperança: “… Não temas, nem vos assusteis… pois a peleja não é vossa, senão de Deus.” (v.15b).

No entanto, a narrativa revela três passos que colocaram o povo na posiçãoem que Elepoderia libertá-los:

1- Jejum. (v.3).

O jejum foi o primeiro passo para a vitória que Judá experimentou. Este foi um jejum anunciado, de que participou toda a nação. O jejum não é um meio pelo qual alguém pode manipular a Deus para conseguir algo. O jejum é simplesmente uma indicação externa de uma sinceridade interna, evidência da urgência em momentos de necessidades especiais.

2- A Oração. (vv.4-13).

A oração foi o segundo passo diretamente relacionada à vitória de Judá. A oração de Josajá talvez tenha sido baseada na promessa de 7.14. O v.12 traduz a essência desta oração para momentos de desesperança: “Porque em nós não há força… e não sabemos nós o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.” O clamor do cristão na mais escura noite da sua experiência é: “Senhor, não sei o que fazer, mas sei que posso contar com a tua ajuda.” (Is 41.10).

3- O Louvor. (vv.18-22).

O louvor foi o terceiro passo que revelaram a milagrosa vitória de Judá. (A palavra Judá significa “louvor”). E, ao tempo em que começaram (a cantar) com júbilo e louvor a Deus, na certeza de que Ele iria lutar por eles, os seus inimigos foram desbaratados.

O louvor poderoso gera vitória. A vitória veio de uma forma estranha, mas poderosa. Os levitas ficaram de pé e louvaram “o Senhor, Deus de Israel, com voz muito alta.” (v.19). O resultado deste poderoso louvor foi uma vitória completa!

O Sl 22.3 explica que Deus é entronizado entre os louvores do seu povo. Qual seja a situação ou tempo em que o povo de Deus o louva, Deus reina entre o povo e faz grandes coisas em seu favor: “… Louvai ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.” (v.21b).

Resumo: “… Não temais, nem vos assusteis… Pois a peleja não é vossa, senão de Deus.” (v.15b). – “… Louvai ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.” (v.21b).

Texto Bíblico: 1João 2.15-17

Introdução: A palavra mundo (gr. Kosmos) frequentemente se refere ao vasto sistema de vida desta era, fermentado por Satanás e existente à parte de Deus.

Consiste não somente nos prazeres obviamente malignos, imorais e pecaminosos do mundo, mas também se refere ao espírito de rebelião que nele age contra Deus, e de resistência ou indiferença a Ele e à sua revelação.

Isso ocorre em todos os empreendimentos humanos que não estão sob o senhorio de Cristo. Finalmente, o “mundo” também inclui todos os sistemas religiosos originados pelo homem, bem como todas as organizações e igrejas mundanas e mornas.

Três Verdades:

1- O mundo nos odeia. (Jo 17.14).

2- O mundo não nos conhece. (1Jo 3.1).

3- O mundo jaz no maligno. (1Jo 5.9).

Três Privilégios:

1- Não somos deste mundo. (Jo 17.16).

2- Somos a luz deste mundo. (Mt 5.14).

3- Maior é o que está em nós do que o que está no mundo. (1Jo 4.4b).

Três Requisitos:

1- Não sejais amigo do mundo. (Tg 4.4). “Amizade”

2- Não ameis o mundo. (1Jo 2.15). “Amor”

3- Não conformeis com o mundo. (Rm 12.2). “Conformidade”

E a Vitória sobre o mundo. (1Jo 5.4,5).

A nossa fé:

1- Na Palavra de Deus. (Sl 119.9,105; Pv 30.5; Ef 6.17).

2- Em Jesus. (Jo 10.10; Pv 21.31; 1Co15.57; 2Co 2.14; 1Jo 4.4; Ap 5.5; 19.16).

3- No Poder do Espírito Santo. (Lc 24.49; At 1.8; 2.1-4).

Resumo: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1Jo 2.15-17).

Oportunidades Imperdíveis

Texto Bíblico: 1Coríntios 7.21

Introdução: Quantas oportunidades já não foram desperdiçadas por tantas pessoas neste momento, oportunidades de escolha que poderiam fazer diferença no agora ou no futuro.

Quantas oportunidades não foram colocadas em segundo plano por conta de orgulho, de poder, de posição.

Quantos que neste momento dariam tudo se pudesse voltar no tempo em face de não aproveitar as oportunidades que foram colocadas à disposição. Muitas oportunidades são únicas. (Ec 9.11,12).

1- A Oportunidade da Salvação. (2Co 6.2).

Deus oferece salvação a todas as pessoas. Muitas adiam uma decisão a favor de Cristo pensando que haverá uma ocasião melhor – mas podem facilmente perder por completo a oportunidade.

Não existe um tempo tão apropriado para receber o perdão (salvação) de Deus como o presente. Não permita que algo o impeça de vir a Cristo.

O tempo oportuno é “agora” mesmo. Este e o tempo “aceitável”, “bem-vindo” e “favorável” – este em que vivemos.

A Escritura Sagrada diz:

- “como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram.” (Hb 2.3).

2- A Oportunidade de Buscar ao Senhor. (Is 55.6).

Isaías nos exorta a buscá-lo enquanto pudemos achá-lo, enquanto Ele está próximo. Não espere até encontrar-se à deriva, e longe de Deus, para procurá-lo. Quanto mais tempo passar, mais difícil será voltar para Ele. Busque a Deus agora, enquanto pode fazê-lo, antes que seja tarde de mais.

A Escritura Sagrada diz:

- “… é tempo de buscar o Senhor…” (Os 10.12).

- “… se o buscardes, o achareis…” (2Crô 15.2b). Tiago disse: “Chegai-vos, pois, a Deus, e ele chegará a vós…” (Tg 4.8ª).

- “… Buscai-me e vivei.” (Am 5.4).

- “… aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta.” (Sl 34.10).

3- A Oportunidade da Liberdade. (1Co 7.21).

A escravidão era comum em todo Império Romano. Hoje também não são diferentes as pessoas são escravas do pecado até que entregue sua vida a Cristo, que é o único que pode vencer o poder do pecado e te dar plena liberdade. – “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.” (Jo 8.36).

Agarre, aprovei-te a oportunidade: “Foste chamado sendo escravo? Não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião.” (1Co 7.21). Hoje é o seu Dia! Aproveite a oportunidade para ser livre.

A Escritura Sagrada diz:

“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8.32).

Resumo: As oportunidades que temos hoje podem não estar disponíveis no futuro, e isso é uma das coisas que muitas pessoas acabam não levando em conta. Não perca as oportunidades de Deus à sua vida!

Hoje é o tempo da oportunidade da Salvação de Buscar ao Senhor e de Liberdade! Aproveite-te enquanto há tempo, pois, amanhã pode ser tarde demais! Aproveite, não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje!

sábado, 14 de abril de 2012

Quando Buscamos Crescimento Espiritual, Deus Entra com Providência

Quando Buscamos Crescimento Espiritual, Deus Entra com Providência

Texto (IIRs 6.1-7) 1- Os filhos dos profetas disseram a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face é estreito demais para nós 2 -Vamos, pois até o Jordão, tomemos de lá cada um de nós, uma viga, e ali edifiquemos para nós um lugar em que habitemos. Respondeu ele: Ide. 3 -Disse-lhe um deles: Digna-te de ir com os teus servos. E ele respondeu: Eu irei. 4 - Assim foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortavam madeira. 5 - Mas sucedeu que, ao derrubar um deles uma viga, o ferro do machado caiu na água; e ele clamou, dizendo: Ai, meu senhor! ele era emprestado. 6 - Perguntou o homem de Deus: Onde caiu? E ele lhe mostrou o lugar. Então Eliseu cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro. 7 - E disse: Tira-o. E ele estendeu a mão e o tomou”

Introdução

O nosso Deus é um Deus de providências, veremos Com quais PROVIDÊNCIAS Deus entrou nesta história?

Primeira Providência

QUANDO BUSCAMOS CRESCIMENTO ESPIRITUAL, ELE NOS FAZ VER QUE É PRECISO EXPANDIR

(vs. 1) Os filhos dos profetas disseram a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face é estreito demais para nós. O cristão e a igreja que estão buscando crescimento espiritual sentem que não devem nem podem se acomodar, pois o nosso espaço sempre será pequeno. A Bíblia nos ensina em

(Is. 54:2-3) "Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda"

Segundo Providência

QUANDO BUSCAMOS CRESCIMENTO ESPIRITUAL, ELE DÁ A DIREÇÃO

(v. 2) Vamos, pois até o Jordão, tomemos de lá cada um de nós, uma viga, e ali edifiquemos para nós um lugar em que habitemos. Respondeu ele: Ide. Alguns cristãos pensam que hoje em dia Deus não mais dá a direção particular às igrejas ou aos cristãos; que Ele não mais nos diz o que deve ser feito. Quantos não estão enganados achando que devem trilhar caminhos próprios sem depender exclusivamente de Deus. Tornam-se auto-suficientes profissionais e acabam se esquecendo o que a Bíblia diz em (Jo. 3:27)“Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu: e (Tg. 1:17)“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”

Terceiro Providência

QUANDO BUSCAMOS CRESCIMENTO, ELE PREPARA UM INSTRUTOR

(vs. 3) Disse-lhe um deles: Digna-te de ir com os teus servos. E ele respondeu: Eu irei. Moisés instruiu Josué, Elias instruiu Eliseu, Paulo instruiu Timóteo, Jesus instruiu os discípulos.

Quarto Providência

QUANDO BUSCAMOS CRESCIMENTO ESPIRITUAL, ELE NOS LEVA À DIMENSÃO DOS MILAGRES

(v. 6) Perguntou o homem de Deus: Onde caiu? E ele lhe mostrou o lugar. Então Eliseu cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro. Para o aprendiz de profeta que derrubou o ferro do machado na água, ali era o fim de seu ministério profético, entretanto, para Deus ali começava uma vida de milagre. O ponto final do homem é o ponto de partida de Deus.

CONCLUSÃO

Se buscarmos crescimento espiritual, Deus mostrará que é preciso expandir (pois o espaço pequeno); Ele nos dará a direção do que deve ser feito e, se isso não bastasse, Ele nos preparará um instrutor e nos levará a uma vida onde milagres acontecem. Aleluia. Deus seja louvado!

Autoria: Etiêne Pacífico Teixeira

http://www.copeb.com/portal/

Como Reagir Diante das Dificuldades da Vida

Como Reagir Diante das Dificuldades da Vida

Texto ( Lc. 8:22-25) "22 - E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram. 23 - E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo.24 - E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. 25 - E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?

Introdução

A momento em nossa vida, que o mar não estará calmo, que os dias não serão lindos e floridos como num belo dia de primavera, e as noite não serão tranquilas como uma bela noite de luar, onde podemos sentir o frescor da brisa noturna. Mais haverá dias que teremos que enfrentar os dias ruins sem recuar. Mas, saiba de uma coisa: Quando você estiver enfrentado e passando pelo meio da dificuldade, diante desta situação você vai encontrar oportunidade para vencer estes dias, porque as dificuldades nos darão oportunidade de enxergamos às coisas de outra maneira. Winston Churchill escreveu que o pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; já o otimista vê oportunidade em cada dificuldade. Que tipo de pessoa você é? Veremos nesta mensagem o que devemos fazer, quando este dia chegar em nossas vidas.

Primeiro - Diante da Dificuldade

VOCÊ PRECISA TER CONHECIMENTO DA PRESENÇA DE JESUS EM SUA VIDA, E SABER QUE O SENHOR TEM EM SUAS MÃOS O PODER ABSOLUTO PARA TE ABENÇOAR

(vs.22) "E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram" Veja que o próprio Senhor Jesus estava com eles, com os seus discípulos. Jesus entrou no barco junto com eles, e o Mestre disse: Passemos para o outro lado do lago. Olha que coisa maravilhosa… Povo de Deus, igreja do Senhor Jesus, se o Senhor Jesus não estiver como você, será difícil para você vencer os dias ruins, será difícil para você vencer as dificuldades da vida, para os dias maus, os dias tenebrosos, os dias de lutas, de agonia, de pranto e de dor e sofrimento. Jesus entrou naquele barco junto com os seus discípulos, neste momento chame por Ele, Jesus também quer entrar no seu barco, ou seja, na sua vida. Ele quer estar contigo em todos os momentos da sua vida, andar com você nesta terra para poder te conduzir por caminhos seguros e te levar até as mansões celestiais. Jesus estava no barco. Tudo estava calmo, tudo estava tranqüilo. Olha! Haverá momentos em nossa vida que tudo estará tranqüilo, tudo estará calmo, por quê? Porque o Senhor Jesus esta nosso barco. E se Ele está contigo, saiba que Ele tem o poder absoluto para te abençoar. Jesus disse em (Mt. 28:20b) Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século" benção de Deus, povo abençoado, enxergue na dificuldade que você está enfrentado, oportunidade que te fará vencer. Não enxergue apenas o problema, a luta, mais diante deste mar bravio, veja aquele que esta contigo, e Ele diz para você nesta hora: Eu estou contigo, não temas… Jesus falou para os seus discípulos vamos entrar neste barco, e passaremos para o outro lado do lago. Eu vejo aqui a palavra determinada de benção e vitória para as nossas vidas, sabe por quê? Porque o Mestre falou, vamos entrar neste barco e passar para o outro lado do lago. Jesus já determinou a sua vitória… Ele esta falando contigo, Eu estou no controle da sua vida, ainda que você esteja passando pelo vale da sombra da morte, ainda que você esteja vivendo num mar bravio, ainda que você esteja prostrado num deserto, sem esperança, preste a ser destruído pelos problemas da vida, Eu, o Teu Senhor estou falando com você… Não temas… Eu vou te tirar deste deserto, e desse vale de aflição, porque Eu Sou o teu Deus e te digo nesta hora: VOCÊ VAI VENCER ESTE VALE… Creia e receba a sua vitória… Deus está no controle da sua vida, ele vai te conduzir até o fim, e as bênçãos do Senhor te alcançarão e te acompanharão por todos os dias da sua vida. Diante da dificuldade tenha a certeza da presença de Jesus em sua vida. Se Ele esta contigo, tudo vai dar certo.

Segundo - Diante da Dificuldade

VOCÊ PRECISA CRÊR, E CONFIAR EM JESUS, NÃO IMPORTA QUE TIPO DE TEMPESDADE VOCÊ ESTÁ ENFRENTANDO, O SENHOR TE DARÁ A VITÓRIA

(vs. 24) "E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança" Olha, se você quiser alcançar a sua vitória, você precisa crer e confiar que somente Jesus tem em Suas mãos o poder para acalmar e repreender a tempestade em sua vida. Não importa que tipo de problema você esteja enfrentado, O Senhor Jesus é poderoso para suprir todas as suas necessidades, Ele tem em Suas mãos a chave da vitória… Para abrir uma nova porta diante de você quando uma porta se fechar. Então não fique pasmo, sem ação sem saber o que você vai fazer. Você não precisa fazer muita coisa não, basta você crer e confiar em Jesus, e colocar todos os seus problemas nas mãos do Mestre. Você, meu irmão, minha irmã, povo de Deus, talvez você não saiba nem por onde você vai começar pois a situação já fugiu do seu controle, o seu teto já desabou o seu chão já sumiu de baixo dos seus pés, e agora o que fazer? Confia no teu Senhor. (Sl. 125:1-2) "Os que confiam no Senhor são com o monte de Sião, que não se abala, mais permanece para sempre. Assim como o Senhor está em volta de Jerusalém Ele esta em volta do seu povo" Jesus está contigo, Ele está em sua volta, para te proteger, e para te guardar, nada pode te abalar desde que você confie no Senhor… E Creia que Ele tem poder para te tira deste vale, desta situação. Não perca a esperança, nem tudo está perdido, você tem um Deus, que se preciso for, Ele entra na fornalha para te proteger. Jesus esta contigo. Não temas, e você verá a vitória do Senhor em sua vida. Ela lhe diz neste momento (Mt. 28:18b) "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra" Somente com esta palavra, temos a certeza que o nosso Deus, é capaz de nos fazer vencedor nesta terra, porque Ele tem todo o poder tanto no céu com na terra. Receba esta palavra de confiança, esta palavra de autoridade, esta palavra de unção e poder que fará toda a diferença em sua vida. Profetiza em sua vida, o Senhor removerá o meu cativeiro, e derramará a sua benção sobre a minha vida, e tudo que estiver fora do lugar Ele vai endireitar, e colocar as coisas em seus devidos lugares. Olha, tão somente creia, e confie em Deus, não importa que tipo de problema você esteja passando, Jesus tem autoridade e poder para te conduzir rumo a sua vitória, é isto que Ele esta fazendo agora em sua vida.

Terceiro - Diante da Dificuldade

VOCÊ PRECISA TER FÉ, E COLOCA-LA EM AÇÃO, POIS A FÉ NOS FAZ ALCANÇAR O IMPOSSÍVEL

Ao momento que você vai olhar, para o tamanho da luta, e você vai se achar tão pequeno, achando que você não terá chance alguma, e que tudo esta terminado, que não tem mais jeito. Olha, não olhe com a visão de uma pessoa pessimista, que em tudo ele enxergar dificuldade. Talvez você esteja enxergando a oportunidade diante de você, a solução está lá, mas você esta olhando, e acaba enxergando que para alcançar a vitória existem muitas barreiras pelo caminho, o mar esta tão agitado em sua vida e naquele momento você passa a enxergar somente as dificuldades, e quando isto acontece, você fica sem ação, a um bloqueio mental e você fica parado sem saber o que fazer. É exatamente nesta hora, neste momento que você tem que colocar a sua fé em ação. Olha o que está escrito em (Hb. 11:1) "Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem" Saiba o que isto quer dizer:Que quando colocamos a nossa fé em ação, enxergamos a solução, antes mesmo do Senhor colocar em nossas mãos. Você ainda não recebeu o seu problema ainda não foi resolvido, você ainda não tem o que você esta buscando em suas mãos na forma concretizada, ou seja, a solução resolvida, o problema solucionado na esfera do tempo já no momento que você esta vivendo, pelos olhos materiais você ainda não está enxergando, mas quando você passa a enxergar com os olhos espirituais você passará a ver e contemplar que a vitória é real, que a benção é verdadeira, não são meramente coisas fictícias da sua cabeça, ou obras da sua imaginação, mais que verdadeiramente para aqueles que confiam no Senhor e colocam nele a sua esperança o impossível se torna possível, e pela fé, antes mesmos de você ter em suas mãos, você já esta agradecendo pela vitória que o Senhor já te concedeu, que no reino espiritual Deus já liberou, já determinou a sua vitória, e a resposta da sua oração Ele está enviando o anjo para trazer a sua vitória… Você tem que ter esperança, porque a esperança nos dá força e motivos para continuarmos lutando e buscando pelos nossos objetivos, a esperança nos faz crer diante das dificuldades da vida. Olha o que está escrito em (Rm.8:24-25) "Porque na esperança fomos salvos. Ora esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê como espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos" Fé é isto… É você ter esperança, porque na esperança fomos Salvos, e a nossa esperança é o Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ponha nele a sua esperança, ou seja, a sua fé e confiança, e espera com paciência aguardando no seu Senhor que tudo vai dar certo. Fé é você esperar o tempo que for necessário, sem jamais desistir e aguardar com paciência o que você não esta vendo, mas sim, crendo e agradecendo porque o Senhor já providenciou para você e em breve Ele colocará em suas mãos. Coloque a sua fé em ação! E você verá a gloria do Senhor, pois a nossa fé nos faz alcançar o impossível.

Quarto - Diante da Dificuldade

VOCÊ DEVE CHAMAR A ATENÇÃO DE JESUS PARA a SUA VIDA, E COLOCAR TODOS OS SEUS PROBLEMAS E DIFICULDADES NAS MÃOS DELE, PORQUE NÃO EXISTE NADA QUE ELE NÃO POSSA RESOLVER, OPERANDO DEUS QUEM IMPEDIRÁ?

Isto é verdade, você serve um Deus de vitória, um Deus de grandes batalhas conquistadas (Vs. 25b) "Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem? Este é o nosso Deus! Olhe você tem que chamar atenção do Senhor em sua vida. Você diz para mim,

_ Pastor… O Senhor já está me vendo? Sim, Ele está lhe vendo, mas o que eu quero lhe dizer é , que além do Senhor lhe ver , Ele esta querendo que você chame atenção Dele, dizendo Senhor eu estou aqui, Senhor olha para mim, olha para as minhas lutas, a minha dificuldade, senhor eu não sei o que fazer mais, uma coisa eu sei fazer: colocar –me diante de Ti, e suplicar pela Tua compaixão, pela Tua misericórdia. faça igual ao cego de Jericó. Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim… Àquele homem no meio de tantas pessoas soube aproveitar o seu momento e não deixou passar despercebido, mas quando Ele soube que era Jesus que estava passando ali, ele começou a clamar em alta voz. JESUS FILHO DE DAVI, TEM MISERICÓRIDA DE MIM.Você tem que chamar a atenção de Jesus, e aproveitar as oportunidades e não deixar que elas venham passar em branco. Não desista, insista no seu propósito, naquilo que você está buscando; chame a atenção de Jesus, clame por Ele é diga:

_ Jesus, filho de Davi, eu estou aqui, e creio que o Senhor vai entrar com providências na minha vida. Nas horas eu estou colocando todos os meus problemas, minha lutas, minhas dificuldades, minhas aflições, minha dores, meus prantos nas tuas mãos. Agora eu chamo a Sua atenção sobre mim, e eu sei que não existe nada impossível que o Senhor não possa resolver, porque operando o Senhor ninguém me impedirá de alcançar a minha vitória… Então, o que você está esperando? Chame a atenção do Senhor sobre a sua vida agora, neste momento, não deixe passar esta oportunidade diante de você. Diante da dificuldade; chame a atenção do Senhor, e entregue todos os seus problemas nas mãos dele, e deixe o Senhor agir. Benção de Deus, erga a cabeção e creia, Deus vai lhe Tirar dessa situação. Assim como Ele se levantou naquele barco, indo ao encontro do mar bravio, ao encontro dos ventos fortes, e repreendeu a fúria do mar, Jesus esta se levantando agora para repreender as adversidades em sua vida. Contemple o anjo da vitória meu irmão. Contemple o anjo da vitória minha irmã, contempla o anjo da vitória igreja do Senhor Jesus: a vitória é sua, a vitória já é nossa. A vitória é do povo de Deus… Receba, em nome De Jesus, a vitória do Senhor. Deus esta lhe visitando agora, não importa o tipo de problema, ou situação que você está vivendo. Se você crer , verá a gloria de Deus… Todo Mal, toda barreira, todo impedimento caiam por terá agora em nome de Jesus!

Quinto - Diante da Dificuldade

VOCÊ TEM A PALAVRA DE VITÓRIA EM SUA VIDA, TUDO VAI DAR CERTO, NÃO TEMAS, JESUS ESTA NO CONTROLE DA SUA VIDA

Olha, Jesus se colocou diante daquele enorme problema. Em quanto os discípulos ficaram com medo e acuado, O Senhor chamou a responsabilidade sobre si. Ele se levantou e, com uma palavra, o mar que estava agitado e furioso, e os ventos que estavam soprando muito forte obedeceram quando ouviram a voz do Senhor Jesus, veja o que diz o texto (Mt. 8:27)“E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é Este que até os ventos e o mar lhe obedecem?" Mas uma vez eu torno a dizer, este é o Nosso Deus … Não ha Deus maior como o nosso Deus, não a Deus tão grande como o nosso… Basta uma palavra do Senhor para Ele mudar a história da sua vida. Não importa onde está o problema, não importa a distância, apenas o que importa é se você crer em tem fé que apenas uma palavra do Mestre mudar a sua vida por completo.(Ex. 14:13-14) "Não temas: aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que hoje vos fará porque aos egípcios, nunca mais os tornarei a ver, O Senhor pelejará por vós, e vós vos calarei" Aquietai-vos igreja, povo de Deus! Não temas porque o Senhor seu Deus vai lhe dar o livramento, Ele fala contigo nesta hora, você nunca mais passará por este problema novamente… O mal será tirado, o gigante será vencido, a muralha será derrubada, o inimigo sairá da sua frente, porque o Rei da glória está vindo ao seu encontro, O Senhor neste momento está pelejando por você… Ele tem a chave da vitória e nas tuas mãos Ele coloca agora. Receba e começe a abrir à porta da esperança, a porta da prosperidade, a porta da unção da autoridade que o Senhor coloca em suas mãos. Determina nesta hora, a tua vitória a tua benção já chegou receba em nome de Jesus, eu profetizo a cura das enfermidades, a restauração financeira em sua vida, a restauração da sua vida sentimental, da sua vida espiritual, do seu lar, da sua família do seu emprego, do seu casamento, do seu noivado, Deus entra agora com providência, e venha conceder a vitória para o seu povo. Receba em nome de Jesus. Você tem a palavra de vitória… Tudo vai dar certo… Tudo já deu certou… Não temas Jesus esta no controle!

Conclusão

Como reagir diante das dificuldades da vida?

Diante da dificuldade, você precisa ter conhecimento da presença de Jesus em sua vida, e saber que o Senhor tem em suas mãos o poder absoluto para lhe abençoar. Diante da dificuldade, você precisa crer, e confiar em Jesus, não importa que tipo de tempestade você esteja enfrentando, o Senhor lhe dará a vitória , basta entregar o problema, ter fé total Nele! Diante da dificuldade, você precisa ter fé, e colocá-la em ação, pois a fé nos faz alcançar o impossível. Diante da dificuldade, você deve chamar a atenção de Jesus para a sua vida, e colocar todos os seus problemas e dificuldades nas mãos Dele, porque não existe nada que Ele não possa resolver, e operando Deus quem impedirá? Diante da dificuldade, você tem a palavra de vitória em sua vida, tudo vai dar certo, não temas, Jesus está no controle da sua vida.

Repreenda o mau na sua vida, em nome do Senhor Jesus, seja qual for a aflição que lhe devora a alma. Agradeça já pela Vitória recebida, persista, nunca desista. Deus está no controle, e se Ele está no controle da sua vida,nada lhe poderá impedir de vencer!

Quero agradecer a minha Amiga Sandra pela correção ortográfica, e pelo brilhante comentário postado no meu blog.

Obrigado!!!

Sandra Spinozze


Autor Pastor Josias Silva

sexta-feira, 23 de março de 2012

Chega de show e de reteté!!!(pastora nonete)

Chega de show e de reteté!!!

Vamos retornar à antiga fé!!!gente quem não já passou por isto tipo profecia que nunca cumpre,profetas que dão datas e nada acontece ,gente Deus fala mais quando fala cumpre vamos parar de nos fazermos de geradores de falsas promessas, que pode até desviar pessoas quando Deus fala tem que se cumprir ,cuidado vaso vigiemos e sejamos sóbrios !!!! se concorda com esse poste deixe seu comentário, e se foi vitima de falso profeta conte nos sua experiencia pra servir de alerta a outros irmãoas!!!

Quando Jesus estendeu a sua mão

Quando Jesus estendeu a sua mão para mim…me fez feliz!

18052011

Muito se discute a respeito da Felicidade. Mas, o que seria ela?

Creio, há muitas formas de defini-la e senti-la. Não é o meu propósito discorrer sobre as suas muitas distinções e definições, farei apenas uma reflexão.

Bom! Uma coisa é certa, a Felicidade é RELATIVA. Sim, relativa! Pois, o que para uns é felicidade, para outros não é; e vice-versa!! Certo autor (Não lembro o nome), disse a respeito deste tema: “A felicidade depende de como você enxerga e encara as circunstâncias”. Ou seja, depende de como você vê a situação. Depende do que é importante para você; e mais que isto, depende se você possui este algo importante!!

Vejamos: Se você ama o dinheiro e se vê na falta do mesmo, você será infeliz; pois que o dinheiro é muitíssimo importante para ti. Mas, se, ao contrário, o dinheiro não é importante para ti, você não se importará com os benefícios e os malefícios que a abundância ou falta daquele lhe pode trazer (apesar de que no mundo em que vivemos se torna quase impossível viver sem dinheiro).

Tomando o exemplo do referido autor a pouco atrás. Conta ele que: “Encontrou pessoas, executivos, bem sucedidos, ricos, em WallStreet, mas que eram extremamente infelizes. De outra sorte, encontrou camponeses felizes com a vida que levavam, apesar das dificuldades que passavam. Como pode?

Diga você; quantas vezes se perguntou: Como é possivel tal pessoa ser feliz com a vida que leva? No exemplo do autor acima, podemos dizer que o inverso é verdadeiro. E, além disto, tiramos outra conclusão: A felicidade é muito mais complexa do que podemos pensar. É a forma como você encara as coisas!

O Apostolo Paulo nos dá uma dica, que ele mesmo viveu, e que é “um” grande passo para a felicidade: SABER VIVER EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA (Filipenses 4.11); não se apegar demasiadamente as coisas desse mundo e as expectativas deste mesmo mundo. Se eu poderia acrescentar algo a isto, diria: “Já começa a ser feliz, aquele que não sacrifica o seu interior – com diz Eclesiástes: Correndo atrás do vento!!”. Afinal de contas o que adianta, diz a bíblia, o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou o que adianta se afadigar ao extremo, juntar riquezas e posses, e não desfrutá-las? Ou ainda, ser bem sucedido no trabalho, ser bem visto no mesmo, mas perder o amor da sua familia, dos filhos, dos pais, dos amigos?

Além disto, podemos dizer também que a felicidade é “conseqüência” de algumas coisas, e não a “causa” em si mesma. Dentre essas coisas, podemos citar: Os mandamentos e leis de Deus que, inquestionavelmente, Ele nos deu para sabermos viver em sociedade, em comunidade. Saber viver em grupo promove a felicidade. A felicidade não é algo que se pode buscar sozinho, apesar de muitos tentarem fazê-lo. Dependemos uns dos outros para sermos felizes. O homem ainda não compreendeu (apesar do tempo) isto! Talvez você não tenha notado, mas a grande maioria dos mandamentos de Deus, são leis, normas, regulamentos para o bem estar das pessoas, ou seja, para saberem viver em comunhão, em sociedade! Reveja os dez mandamentos; e constatará que o que Deus pediu, a maioria, se tratava de situações relacionadas aos homens! Por isto, Jesus, resumiu espetacularmente todos os mandamentos em apenas dois: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Com certeza o Senhor condensou mais coisas no: “Amar ao próximo como a ti mesmo” do que no: “Amar a Deus sobre todas as coisas”. Tente me compreender, não estou blasfemando (rs)… é como se a maior preocupação de Deus fosse conosco!! É por isto também que o apostolo João em sua primeira epístola diz: “aquele que não ama seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê!!”.

Apesar das considerações acima, uma coisa é certo: Todos nós a buscamos, e todos nós queremos ser felizes.

Entretanto, vejo que há um caminho a ser seguido. Falando de minha experiência, a primeira coisa que Jesus fez por mim não foi trazer felicidade (embora tenha sentido uma grande alegria quando o aceitei); Ele primeiro TRANSFORMOU-ME; e com a transformação, me fez, e a cada dia me faz uma pessoa melhor. A felicidade veio, vem e continua vindo, depois!! é conseqüência de tudo isto que tenho falado até aqui! E a cada dia tenho aprendido a ser mais feliz, pois tenho (é difícil, mas tenho) aprendido a saber viver em quase todas as circunstâncias que eu tenho passado; tenho me esforçado para observar e cumprir os mandamentos de Deus. Amar e a respeitar o meu próximo. Isto me tem feito uma pessoa melhor. Tenho muito a prosseguir. Muito ainda para ser feliz.

Posso dizer, igualmente, que a razão e o princípio da minha felicidade estão no fato de eu estar bem com o meu SENHOR e comigo mesmo. Todas as outras coisas dependem dessas duas. Há uma música que expressa tudo o que eu sinto desde que o reconheci como meu único e suficiente SALVADOR…

“A minha alma estava longe do caminho do céu; eu era pobre e perdido pecador. Mas Jesus transformou minhas trevas em luz; quando ele estendeu a sua mão para mim. Quando Jesus estendeu a sua mão; quando ele estendeu a sua mão para mim; eu era pobre e perdido sem Deus, sem Jesus. Quando ele estendeu a sua mão para mim. Mas, agora me regozijo desde que eu o aceitei, e na tempestade eu posso sossegar; pois com ele sou liberto do perigo e do mal; desde que estendeu sua mão para mim.”

O Senhor Jesus enquanto viveu nesta terra não se cansou de estender a sua mão ao necessitado.

Estendeu a sua mão para:

- Curar
- Libertar
- Salvar
- Alegrar
- Abençoar
- Transformar
- Para trazer Provisão
- Trazer Paz e Refrigério

Toda essa obra que fora feita pelas suas mãos, na verdade, era apenas uma pequenina parte da grande obra que faria na frente: Oferecer a sua vida como sacrifício em favor dos Pecadores. Entretanto, antes de cumprir essa GRANDE obra (pois há tempo para todas as coisas), Jesus, andava por todos os cantos estendendo as mãos e fazendo o bem.

Na cultura Judaica, cria-se que nas mãos ficavam gravadas as obras de uma pessoa. E por essas mesmas obras as pessoas seriam recompensadas. Não haveria como fugir ou mentir; as suas mãos testemunhavam contra ou a favor!

Quando Jesus ressuscitou e apareceu aos seus discípulos, apresentou-lhes as mãos que antes foram cravadas na cruz com pregos. Esse ato de mostrar-lhes as mãos não era apenas uma prova de que Ele fora crucificado e havia ressuscitado, mas, acima de tudo, era um TESTEMUNHO da obra que realizou em toda a sua vida aqui na terra, pela qual foi levado a morrer na CRUZ.

O mais maravilhoso de tudo isto é que o nosso Senhor Jesus é o mesmo e continua estendendo as suas mãos para fazer as mesmas obras que fez no passado. Ele ainda não se cansou de ter as suas mãos estendidas. Suas mãos não estão estendidas apenas para testemunho de tudo o que fez; elas estão estendidas “por” e “para” você! Se você quiser e deixar, ELE LHE FARÁ FELIZ!! AMÉM!!

contador de visitas